segunda-feira, 30 de março de 2009

II PRAÇÃO FASHION DAY






RECEBI O CONVITE DOS PARCEIROS TIAGO E JULIANA DA BENEDITA COMUNICAÇÃO E DIVIDO COM VCS!
II Proação Fashion Day

O Núcleo de Composição de Parcerias em Projetos e Ações , "O PROAÇÃO”, em parceria com a Associação Feminina do Ministério Público , AFEMP e a Benedita Comunicação, promove pela segunda vez o PROAÇÃO FASHION DAY, desfile beneficente com a participação das principais marcas da moda mineira, com renda totalmente revertida para os projetos sociais executados e apoiados pela entidade. Além do desfile, está programado coquetel e apresentações artísticas para os convidados. O evento está marcado para o próximo dia 31 de março, terça-feira, no Ilustríssimo, a partir das 20 horas. Os convites estão disponíveis nas lojas participantes e na sede de O Proação, através dos telefones (31) 3488 2736 e 9925 7974, no valor de R$ 100,00.

Uma das principais novidades, na edição de Inverno 2009 do PROAÇÃO FASHION DAY, é a coordenação artística dos desfiles, desta vez a cargo de Bill Macintyre e Carla Estrela, d’O Escritório, mesma empresa que assina a produção dos desfiles do Fashion Rio e Minas Trend Preview. O Ilustríssimo receberá decoração especial, a cargo da Criar Flores, e a montagem do espaço dará mais ênfase à apresentação das coleções das marcas participantes do evento.

Na passarela, modelos da agência Why Models vão mostrar as coleções do Inverno 2009 de 19 marcas – Aura Multimarcas, Chicletes com Guaraná, Cosh, Condotti, Fegata, Graça Ottoni, Íris Clemência, Libélula by Chris Gontijo, Maison du Banho, Marcia Pruddente por Old, Patachou, Patricia Dias, Paula Bahia, Rosália Nazareth, Tereza Santos, Valentina Jóias, Vancox, Via Della Spiga e Victor Dzenk.

O coquetel será coordenado pelo buffet Célia Soutto Mayor e contará com a colaboração dos seguintes buffets: Bouquet Garni, Rullus, Flambart, Lagrezette, Fora do Komun, Maciellina, Cristina Misk e Patricia Chaves.

sábado, 28 de março de 2009

SUGESTÕES DE LIVROS ESPECIALISADOS EM FIGURINO PARA TV

VALE A PENA CONFERIR AS SUGESTÕES DOS LIVROS QUE NOS APRESENTAM UM POUCO MAIS DESTE UNIVERSO ENCANTADO DE MUITO SUOR PARA A TRANSORMAÇÃO DOS SONHOS DE UNS EM REALIDADE PARA MUITOS!

http://figurama.wordpress.com/2008/07/01/para-comecar-a-entender/



A novela dos figurinos
Conheça o universo que há por trás da composição dos personagens da televisão
Virna Wulkan - O Estado de S.Paulo


CLAUDIA RAIA - "O figurino ajuda na hora de compor a perosnagem"
Figurinos constroem personagens e recriam épocas. Heróis, vilões, mocinhas ganham vida com eles. A moda nas novelas, muitas vezes, dita comportamentos e vira desejo de consumo do público. O figurino envolve não só a roupa, mas toda a caracterização dos personagens, como cabelo, maquiagem, adereços, acessórios. Por tudo isso, é peça fundamental para se contar uma história.Conceber peças de vestuário para tantos e tão variados personagens é um trabalho árduo que requer uma boa equipe e uma grande estrutura. Na TV Globo, ainda a maior empresa com trabalho nessa área, uma novela costuma ter uma média de 15 camareiros, 5 assistentes de figurino e 1 ou 2 figurinistas. Se for uma produção de época, como Ciranda de Pedra, atual novela das 6, conta ainda com uma oficina composta por 50 costureiras e alfaiates, que produzem entre mil e 200 mil peças por mês. Não são só esses números que impressionam. A emissora dispõe ainda de um acervo com mais de 200 mil peças, separadas por épocas, como anos 20, Belle Époque, Medieval, Renascimento, ou por categorias, como surfistas, dançarinas, marinheiros. Todas possuem identificação, com dados de pessoas que já as usaram e de quando isso ocorreu. Pode-se encontrar vestimentas que fizeram história, como a roupa de Nossa Senhora Aparecida, que Thaís Araújo usou em América, ou a blusa ensangüentada com a qual Vanessa Gerbeli foi assassinada em Mulheres Apaixonadas, além de outras peças divertidas, como as cabeças da Cuca e do Louro José. VETERANAA figurinista Marília Carneiro, há 33 anos no ramo e mestra de outras profissionais que hoje comandam as principais produções da Globo, foi a responsável por alguns dos grandes sucessos da televisão, como os figurinos de Dancin? Days - que, além de terem marcado uma época, geraram um modismo nacional: o uso das meias de lurex com sandálias. "Isso só acontece quando a produção estoura. O conjunto todo tem que funcionar: atores, trama, cenografia." Marília, no entanto, tem consciência do seu poder: "quando boto um acessório marcante em uma mulher bonita e boa atriz, já sei que vai virar tendência." Entre suas produções mais recentes, destaca o visual da Darlene, personagem de Débora Secco em Celebridade, cuja marca eram as sainhas curtas e meinhas com sandálias altas. A figurinista lembra que, na época, a consultora de moda Gloria Kalil lhe mandou um e-mail dizendo que fez uma viagem pelo interior do País e "contou mais de 170 Darlenes." Outro sucesso foi o lencinho que a personagem de Cláudia Abreu usava amarrado ao pescoço, na mesma novela, e que servia para disfarçar as marcas deixadas pelo namorado. "O lenço virou um fetiche na época", comenta Marília. O mesmo aconteceu com os vestidos bem curtos, soltinhos e coloridos que as personagens de Páginas da Vida usavam, e que foram as peças mais desfiladas nas ruas naquele verão. Outro elemento de figurino que virou febre foram as pulseiras de ouro com madeira e os brincos em cascata da Jade, personagem de Giovanna Antonelli em O Clone. "Encontrávamos peças iguais até nos camelôs." Na novela Andando nas Nuvens, a atriz Déborah Bloch usava uma bolsa com alça transversal da Zoomp. "A bolsa fez tanto sucesso que, quando fui comprar uma para mim, já estava esgotada", conta Marília. Figurino não é moda. Ele utiliza-se da moda para criar uma comunicação visual entre o personagem e o espectador. A caracterização começa a partir de alguns estereótipos, como vestir o vilão de roupa preta, deixar os cabelos das mocinhas pobres mais crespos e os das ricas lisos, abusar de vestidos e cachinhos nas moças românticas, entre outros. Além disso, são usadas algumas artimanhas para que o público identifique determinadas situações. Na novela O Clone, por exemplo, Marília Carneiro optou por vestir todo o núcleo dos ricos com cores neutras e claras .LIMITESAlgumas decisões são tomadas com a intenção de não influenciar quem assiste à trama: é o caso dos figurinos das personagens de Cláudia Raia e Patrícia Pilar em A Favorita, novela atual da Globo. Como no final da novela uma delas será a vilã, ambas usam produções coloridas e passam longe de looks escuros. No caso do figurino de época, um cuidado a mais é tomado para que as roupas reproduzam o momento histórico retratado, mas passando por "uma reassimilação dos elementos para o olhar dos anos 2000", explica Marília, experiente neste tipo de novela. Cada produção tem um contexto, discutido entre autor, diretor e figurinista. No caso de A Favorita, a figurinista Marie Salles recebeu a seguinte orientação: "a roupa é apenas um pano de fundo, e não deve se sobressair, uma vez que se trata de uma novela realista." "É muito difícil fazer o real, o dia-a-dia. Costumo trabalhar com tendências e tento sempre botar uma pitada de fantasia, um detalhe de moda, mas nesta novela não posso fazer isso", fala Marie. No outro extremo está a novela Belíssima, que girava em torno do universo da moda. Por isso, sua figurinista, Georgia Sampaio (também conhecida como Gogóia), acabava colaborando também com a concepção da história. Para tornar a novela ainda mais fashion, ela contou com a ajuda de estilistas como Alexandre Herchcovitch, Walter Rodrigues, Reinaldo Lourenço e Houis Clos. Outra produção recente que vale ser citada é Queridos Amigos, também obra de Georgia, que usou praticamente todas as roupas originais da década de 80 (adquiridas em brechós), período em que se passava a trama.INSPIRAÇÃOE de onde vêm as idéias para compor os figurinos de todos esses personagens? Das mais variadas fontes, como filmes, livros e revistas antigos e novos, museus, desfiles, vitrines e internet. Marília Carneiro caminhava pela Oscar Freire quando viu em uma vitrine uma minissaia tão curta que lhe chamou a atenção, e logo pensou na Darlene, uma garota que fazia de tudo para subir na vida. No caso da Jade, uma personagem com o figurino bastante exótico, Marília lembrou-se que Yves Saint Laurent tinha uma casa no Marrocos, país onde se passava parte da trama, e foi buscar referências nas coleções passadas do estilista. Já o figurino da açucarada Da Cor do Pecado, que levou a assinatura de Georgia Sampaio, foi inspirado nos desenhos animados e histórias em quadrinhos. Por isso, foi todo desenvolvido a partir de cores primárias: vermelho, amarelo e azul. Para as atrizes, o figurino tem pesos variados. Cláudia Raia, a Donatela de A Favorita, acredita que é muito importante. "Dá uma grande ajuda na composição da personagem. Dependendo da roupa que se está usando, muda-se o comportamento, o gestual, a maneira de andar e de sentar." Já Mariana Ximenes, a Lara, também de A Favorita, acha que se deve compor a personagem de dentro para fora. Ela não tem predileção por papéis que exigem se vestir bem. "O que me interessa são as características da personagem. Procuro humanizá-la: quanto mais simples for, mais crível será para o público. O corpo é um instrumento de trabalho, por isso não me importo de cortar o cabelo, nem tenho tatuagens." Mariana parece ser uma exceção em um meio que mexe diretamente com a vaidade. Marília Carneiro diz que as atrizes se preocupam demais com o corpo e estão paranóicas com a questão da magreza, assim como com a idade a as rugas (será que são só elas?). Apesar disso, não vê dificuldade em lidar com as estrelas. "São pessoas normais que estão vestindo as roupas, e não modelos. Todos têm seus defeitos e grilos, e devemos respeitá-los." A veterana ensina seu método: "ofereço uma gama de opções para a atriz provar e brincar, até que ela se identifique com algumas das peças." Mas não deixa por menos: "é claro que a última palavra é sempre a minha, e ai de quem contrariar." Quem quiser saber mais sobre o tema figurinos de novela pode procurar pelo livro Entre Tramas, Rendas e Fuxicos - O Figurino na Teledramaturgia da TV Globo, Editora Globo, R$ 58,00.

segunda-feira, 16 de março de 2009

SUGESTÃO CULTURAL BACANA:DEBATE DE MODA COM MÚSICA

Recebi este informe cultural de minha amiga Marilia Ferrari e gostaria de sugeri-lo 'a todos!
Confiram pois parece muito interessante!

Na próxima terça-feira, dia 17, acontece no Café com Letras Belas Artes um debate sobre o moda, comunicação e cultura. Com a interessante proposta de definir linhas de estudo e pesquisa para criação e desenvolvimento de figurinos para artes, o debate será orientado pela jornalista Ana Luisa Santos. Além intervenções, o debate contará com o set-intervenção “Vista Roupa meu Bem” do DJ Ed. Esse set é foi especialmente dedicado a músicas de personagens que inspiram figurinos e lembram épocas e estilos.Cultura, moda e linguagem fazem parte do debate que acontece no Belas Artes, nesta próxima terça-feira.
Programação do Debate Confira a programação:19h30 Início do debate com a jornalista de moda Ana Luisa Santos, que está a frente do Núcleo de Pesquisa em Figurino - Comunicação, Moda e Linguagem, do Galpão Cine Horto. 21h O DJ Ed, com o set "Vista Roupa Meu Bem" dedicado a música de personagens que dialoga com a proposta do debate.O evento ocorre na rua Gonçalves Dias, 1581 - Lourdes.
Lançamento do livro: "Por traz da cena" de Lívia de Melo
Para cadastrar-se na newsletter CAFE COM LETRAS, envie um e-mail para newsletter@cafecomletras.com.br.

sábado, 14 de março de 2009

JORNAL PAMPULHA - COLUNA ESTILO DE VIDA

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://elle.abril.com.br/imagem/moda/melhor-da-estacao/248_praia-x-cidade_04.jpg&imgrefurl=http://mamaequeroserchic.blogspot.com/2009_02_01_archive.html&usg=__Yyxu1waU_SQ5hCkHqs1owRWs2w4=&h=450&w=350&sz=40&hl=pt-BR&start=221&um=1&tbnid=-_oxtq8tNaZRxM:&tbnh=127&tbnw=99&prev=/images%3Fq%3Dcoletes%2Bfemininos%2B2009%26ndsp%3D18%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1T4SNYO_pt-BRBR294BR295%26sa%3DN%26start%3D216%26um%3D1
Participei da coluna de moda Estilo de vida a convite da jornalista Marina Alves para dar o meu parecer sobre o uso dos coletes femininos como tendência de moda para o verãoinverno 2009 na edição de 14 a 20 de Março.
http://www.otempo.com.br/jornalpampulha/
- Os coletes são tendência e vão continuar com tudo na próxima estação? Quais as cores, tecidos?
O mais importante é abanonar as tendências óbvias e propor a busca pelo estilo individual.A extrutura da peça se torna mais próxima da alfaiataria para o inverno mantendo as influências masculinas e toques fetichistas pasando pelo glam rock-sexy'n'roll - tendo ainda formas arquitetônicas, a e sensualidade com ar rebelde:referência de colete Alphorria Cult - tachas metalicas com brilho!A cartela de cores passará por tons mais escuros como o clássio preto (saindo da mesmice com textura e o jogo opaco x brilho), os tons neutros off-white - cinzacimento misturado aos terrosos, bordoux,oliva.Texturas (paetêtecidos tecnológicosacrilicos e aplicações.
- Como usar a peça (favor citar exemplos de looks: pode com vestido, saia, regata, camisas...?)
Os coletes mais curtos podem ser usados por sobre túnicas com calças mais curtasbermudasshorts e saias quando feitos em tecidos mais naturais para dia e com tecidosaplicações mais nobres com vesidos curtossmoking camisas e calças luxuosas.
- Pode ser usado sem outra peça por baixo?
Dependerá da modelagem para o maior conforto mas vale experimentar com tops e corselets.
- O que considerar na escolha do tamanho entre aqueles curtinho ou mais longos?
Os mais curtos são ideais para quem tem tronco menor para alongar a silhueta e os mais compridos para quem tem o tronco mais longo para equilibriar o todo!
- Fica bem em qualquer pessoa?
Tudo dependerá da proporção da peça em relação ao biotipo do corpo!
Colete curto aumenta os quadris porque realçam ainda mais esta região!
O ideal é usa-lo cobrindo a parte maior na área do quadril.
Usado com batas ou blusas mais amplas poderá causar a ilusão de gravidêz!
Tecidos mais fluidos dão maior leveza para mulheres de tamanhos especiais mantendo a bainha na altura da maior área dos quadris!
Cores escuras diminuem o volume assim como estampas miúdas de fundo escuro!
Cores claras aumentam as regiões menores do corpo assim como as estampas e texturas (aplicações,franzidos e bordados)!
Os coletes podem dar a ilusão de achatar grandes bustos se forem usados com camisa mais sequinhas e calças de alfaitaria ou mesmo com bermudas mais compridas e saltos mais grossos ou até mesmo sapatilhas confortáveis!
O colete pode ser um ótimo aliado se estiver na modelagem e tamanho certos disfarçando gordurinhas indesejáveis estando todas as proporções equilibradas na produção!
Um bom teste é ver se o colete fecha sem correr o risco de ao invéz de disfarçar pequenos defeitos, realçar ainda mais que vc está fora de forma!
- Nome e profissão
Alex Dário - Figurinista
Obrigada
BJ!
Abraços
Marina AlvesRepórter Jornal Pampulha

terça-feira, 3 de março de 2009

BARBIE FAZ 50 ANOS!!!


Fui convidado pela jornalista Graziele Raposo para escrever um artigo sobre a comemoração dos 50 anos de Barbie na Revista Encontro de Fevereiro (Ano VII - número 93)!
Topei o desafio!
Com 2.500 caracteres passei minhas impressões sobre este ícone de plástico presente em nossas vidas...
Achei engraçado falar sobre Barbie, porque tenho o costume de dizer que minha profissão começou brincando com as bonecas de minha irmã mais velha!
Meu primeiro gol no futebol foi contra!
Eu achei um sucesso mesmo diante 'a insatisfação dos meninos do meu time!
Aos 43 anos continuo brincando de boneca produzindo ou maquiando mulheres de várias idades...raças...como é Barbie!
Confiram a página 66 públicada nesta última edição da revista Encontro:
BARBIE E SEUS 50 ANOS!

Em plena crise mundial Barbie parece desfilar ilesa na comemoração de seu aniversário!
Apesar de todo este reinado, em 2008 (pelo sétimo ano consecutivo) sentiu cair suas vendas mesmo se socializando no Face book e Myspace e com um fã-clube de 18 milhões de aficcionados em todo o mundo.
O motivo é o surgimento de Bratz, boneca que mostra o umbigo que Barbie só passou a ter em 2.000.
Mas não se pode ignorar o poder de Barbie como Ícone!
Sua privilegiada constituição de medidas ideais (par de pernas longas/bustos e cintura fina), embala os sonhos e fantasias em cor-de-rosa pelo mundo a fora!
Qual cinquentona não gostaria de ter um corpinho assim?
Representa o conforto e o ideal universal da longevidade sendo a precursora destes recursos entre os brinquedos!
Objeto de desejo, símbolo de feminilidade, luxo e glamour imortaliza a beleza com seu sorriso capaz de fazer parar o tempo.
Estampando cadernos, agendas, mochilas, homenageada em Museus e desfiles de moda, Barbie nos apresenta (em suas principais edições) 5 décadas da história da moda/música e várias mudanças culturais e comportamentais.
Inicialmente símbolo juvenil americano (com inusitados seios e acessórios femininos na bagagem), virou mulher em suas constantes expansões femininas!
Foi capaz de se separar do companheiro Ken seguindo sozinha novas conquistas!
Camaleônica segue seu percurso incansável indo da elegância e bom gosto ‘a Liberdade de expressão contemporânea!
Nasceu loira mas recebeu coloridos inter-raciais inteligentes para a sua permanência junto `as diversidades culturais ao redor do mundo!
Ganhou brilho/carros esportivos/muito glitter/maquiagens tornando-se um ídolo pop em toda a sua carreira!
Já dirigiu Ferrari cantando e dançando sofisticada, passeou pela cultura do rap/rock/ e até já ganhou uma capa rosa sendo apresentada como Super Heroína.
Mais de 70 grandes costureiros assinam seu guarda-roupa de 1 bilhão de peças segundo seu site oficial!
Aos 50 anos, Barbie continua cumprindo sua função de princesa contemporânea mantendo valores imaginários perdidos na busca da maturidade dos ideais das mulheres de sua geração.
Mais que um brinquedo, Barbie é uma referência permanente em nossas vidas!
Viva Barbie!
http://www.revistaencontro.com.br/fevereiro09/artic_alex.asp